top of page

Missário 2025 à venda com desconto com o cupom: frete

Faça as leituras antes da Missa! Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.

 

Missário 2025 já à venda!

Buscar

40ª Semana - 5 de Outubro de 2025 - 27° Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária

  • Foto do escritor: missariobrasil
    missariobrasil
  • há 11 horas
  • 4 min de leitura

Na semana passada (26° Domingo do Tempo Comum), vimos a parábola de Lázaro e o Rico, alertando sobre a indiferença para com os necessitados.

No 27° Domingo do Tempo Comum, os apóstolos dizem a Jesus: “Aumenta a nossa fé!”

40ª Semana - 5 de Outubro de 2025 - 27° Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária

O que vamos aprender nessa semana?

No Evangelho, Jesus ensina sobre a fé e a humildade no serviço, usando a imagem do grão de mostarda e o servo disponível. Na Primeira Leitura, Habacuc questiona a Deus sobre o sofrimento e é instruído a ter fé.

Na Segunda Leitura, Paulo encoraja Timóteo a manter a fé e a fortaleza espiritual.

 

Neste domingo, refletimos sobre a perseverança na fé e a humildade no servir.


Leituras

Primeira Leitura (Hab 1,2-3.2,2-4) - Leitura da Profecia de Habacuc


Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: “Violência!”, sem me socorreres? Por que me fazes ver iniquidades, quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia. Respondeu-me o Senhor, dizendo: “Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade. A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza, e não tardará. Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”.


Salmo Responsorial - Sl 94(95), 1-2.6-7.8-9 (R. 8) - Vinde, Adoremos o Senhor!


O Salmo 94(95) nos convida a não endurecer nossos corações e a ouvir a voz de Deus, lembrando a importância da obediência e da confiança Nele.


Refrão (8): Não fecheis o coração, ouvi, hoje, a voz de Deus!


Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos! R.

Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, † e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão. R.

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:* “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, † em que outrora vossos pais me provocaram, * apesar de terem visto as minhas obras”. R.


Segunda Leitura (2Tm 1,6-8.13-14) - Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo

Caríssimo: Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade. Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. Usa um compêndio das palavras sadias que de mim ouviste em matéria de fé e de amor em Cristo Jesus. Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós.


Evangelho (Lc 17,5-10)

Naquele tempo, os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’ “.


Palavras do Papa

A página do Evangelho de hoje apresenta o tema da fé, introduzido pela pergunta dos discípulos: «Aumenta a nossa fé!» (v. 6). Uma bela oração, que devemos recitar muito durante o dia: «Senhor, aumenta a minha fé!». Jesus responde com duas imagens: o grão de mostarda e o servo disponível. (...) A amoreira é uma árvore forte, bem enraizada na terra e resistente aos ventos. Portanto, Jesus quer fazer compreender que a fé, ainda que pequena, pode ter a força de erradicar até mesmo uma amoreira. (...) nada é impossível para aqueles que têm fé, porque eles não confiam nas suas próprias forças, mas em Deus, que tudo pode. A fé comparável com o grão de mostarda (...) é a fé que nos dá a capacidade de olhar com esperança para os altos e baixos da vida, que nos ajuda a aceitar até mesmo as derrotas e os sofrimentos, sabendo que o mal nunca teve, nunca terá, a última palavra.


Como podemos compreender se realmente temos fé? (...) Jesus nos explica indicando qual é a medida da fé: o serviço. E o faz com uma parábola que (...) apresenta a figura de um senhor arrogante e indiferente. Mas, precisamente este modo de agir do mestre faz sobressair qual é o verdadeiro centro da parábola, ou seja, a atitude de disponibilidade do servo. Jesus quer dizer que o homem de fé se comporta assim em relação em Deus: rende-se completamente à sua vontade. (...) Na alegria de estarmos ao serviço uns dos outros, encontrando já nisto a nossa recompensa. (...) Servos inúteis, ou seja, sem pretensão de ser agradecidos, sem reivindicações. «Somos servos inúteis» é uma expressão de humildade e disponibilidade que faz tanto bem à Igreja e recorda a atitude correta de trabalhar nela: o serviço humilde de que Jesus nos deu o exemplo, lavando os pés dos discípulos (cf. Jo 13, 3-17). (Angelus, 6 de outubro de 2019)

 
 
 

Comentários


Tem interesse no Livro?

Receba as liturgias de domingo por e-mail

Obrigado(a) por se inscrever.

Missário 2025

Descubra a Beleza da Missa com o Missário - A jornada rumo à santidade inclui um amor profundo pela Santa Missa, algo comum entre todos os Santos da Igreja. Este livro de 420 páginas não é apenas um guia, mas um convite para cultivar um relacionamento mais profundo e significativo com a liturgia, pois conhecer é o primeiro passo para amar verdadeiramente.

Deseja amar a Missa como os santos? Isso é possível. O amor cresce com o tempo e o conhecimento, e o Missário pode ser seu companheiro nessa jornada. Em 60 páginas, ele ajuda o leitor a ter uma compreensão de como as missas dominicais estão interligadas no calendário litúrgico e ensina os significados de cada parte da Missa.

Mas o amor pela Missa vai além da leitura. É uma experiência viva, cultivada dia após dia. Por isso, o Missário oferece um acompanhamento semanal, com leituras curtas de 5-10 minutos,  preparando você para cada missa de domingo e dias de preceito.

Cada domingo é uma nova oportunidade de crescimento espiritual, e para cada um temos a estrutura:

  1. “O que vamos aprender nessa semana?” - Uma introdução aos temas e leituras da missa de domingo.

  2. Leituras - Textos completos da Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura e Evangelho para reflexão antecipada.

  3. Palavras do Papa - Comentários inspiradores do Papa sobre as leituras do dia.

  4. “O que o Padre ensinou na Missa?” - Espaço dedicado para suas anotações e reflexões pessoais.


Lembre-se, o caminho espiritual é pessoal, entre você, Deus e a Igreja. Você deverá dar cada passo. Mas, se quiser, o Missário está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!

Missário do ano

bottom of page