top of page

Faça as leituras antes da Missa! Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.

Veja o Missário 2026!

Buscar

48ª Semana - 30 de Novembro de 2025 - 1° Domingo do Advento - Liturgia Diária

  • Foto do escritor: missariobrasil
    missariobrasil
  • há 2 dias
  • 4 min de leitura

Na semana passada (Jesus Cristo, Rei do Universo), terminamos o nosso ano reconhecendo a soberania de Cristo, que reina pelo amor.

No 1° Domingo do Advento, Jesus diz: “Na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

48ª Semana - 30 de Novembro de 2025 - 1° Domingo do Advento - Liturgia Diária

O que vamos aprender nessa semana?

No Evangelho, Jesus compara a sua vinda à surpresa do dilúvio nos dias de Noé, enfatizando a necessidade de vigilância. Na Primeira Leitura, Isaías profetiza sobre a era de paz que advirá com o reino de Deus, chamando todos a caminhar na luz do Senhor.

Na Segunda Leitura, Paulo exorta os fiéis a viverem na luz, rejeitando as obras das trevas, em antecipação à salvação que se aproxima.

 

Neste Primeiro Domingo do Advento, somos convidados a estar vigilantes e preparar-nos para a vinda de Cristo. Como você vai se preparar nesse Advento? Como você reconhece a presença de Deus na sua vida?


Leituras

Primeira Leitura (Is 2,1-5) - Leitura do Livro do Profeta Isaías

Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a Lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.


Salmo Responsorial - Sl 121(122), 1-2.4-5.6-7.8-9 (R. cf. 1) - Vamos à Casa do Senhor

O Salmo 121(122) expressa a alegria da peregrinação à casa do Senhor, refletindo nosso anseio e preparação espiritual para o encontro definitivo com Deus, em sua Jerusalém celestial.


Refrão (cf. 1): Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”


Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas. R.

Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está * e o trono de Davi R.

Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro de teus muros, tranquilidade em teus palácios! R.

Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem! R.


Segunda Leitura (Rm 13,11-14a) - Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos: Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.


Evangelho (Mt 24,37-44)

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. Portanto, ficai atentos! Porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.


Palavras do Papa

No Evangelho da Liturgia de hoje ouvimos uma bonita promessa que nos introduz no Tempo de Advento: «Virá o vosso Senhor» (Mt 24, 42). Este é o fundamento da nossa esperança, é o que nos sustenta até nos momentos mais difíceis e dolorosos da nossa vida. (...) O Senhor vem sempre, o Senhor visita-nos, o Senhor está próximo, e voltará no final dos tempos para nos acolher no seu abraço. (...)


A primeira pergunta: como vem o Senhor? Tantas vezes ouvimos dizer que o Senhor está presente no nosso caminho, que Ele nos acompanha e nos fala. Mas talvez, distraídos como estamos por tantas coisas, esta verdade permanece para nós apenas teórica; (...) imaginamos que o Senhor vem de uma forma sensacional. (...) Ao contrário, Jesus diz que isso acontecerá “como nos dias de Noé”. E o que faziam nos dias de Noé? Simplesmente as coisas normais e quotidianas da vida. (...) Tenhamos isto em mente: Deus está escondido na nossa vida, Ele está sempre ali, (...) nos chama, fala-nos e inspira as nossas ações.


No entanto, há uma segunda pergunta: como reconhecer e acolher o Senhor? Devemos permanecer acordados, alerta, vigilantes. (...) Recordei noutras ocasiões o que Santo Agostinho disse: «Temo o Senhor que passa», ou seja, temo que Ele passe e eu não O reconheça! (...) De fato, Jesus diz que quando Ele vier, «estarão dois homens no campo: um será levado e o outro será deixado». Em que sentido? (...) Simplesmente que um foi vigilante, esperava, capaz de discernir a presença de Deus na vida diária; o outro, ao contrário, estava distraído, “ia vivendo”, e não se deu conta de nada.


Irmãos e irmãs, neste tempo de Advento, deixemo-nos despertar do torpor e acordemos do sono! (...) Procuro reconhecer a presença de Deus nas situações quotidianas, ou estou distraído e um pouco sobrecarregado com as coisas? Se hoje não estivermos conscientes da sua vinda, também não estaremos preparados quando ele chegar no final dos tempos. (Angelus, 27 de novembro de 2022)

 
 
 

Comentários


Tem interesse no Livro?

Receba as liturgias de domingo por e-mail

Obrigado(a) por se inscrever.

Missário 2026

Missário — Viva melhor a Missa

Entre o corre-corre da semana e o silêncio da igreja, às vezes parece haver um abismo. Com o Missário, em um único preparo de 5–10 minutos antes do domingo, você deixa a Palavra de Deus iluminar a rotina e chega à igreja com o coração disposto, a mente em paz e a Palavra já no ouvido.

 

Parte 1 — Entenda (60 páginas)
De modo simples e direto, explicamos o que acontece na celebração do início ao fim: as partes da Missa, o sentido das orações e como os domingos se conectam pelo calendário litúrgico. É para participar com o coração — não só “assistir”.

 

Parte 2 — Prepare o domingo
Para cada domingo e para as missas de preceito (mesmo quando não caem no domingo), você encontra um preparo de 5–10 minutos com:

  • Explicação dos textos do dia

  • Leituras completas: 1ª Leitura, Salmo, 2ª Leitura e Evangelho

  • Reflexões do Papa

  • Espaço para anotações

 

Lembre-se: o caminho espiritual é pessoal — entre você, Deus e a Igreja. Cada passo é seu. Mas, se quiser, o Missário — com suas 435 páginas — está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!

Missário do ano

bottom of page