top of page

Quem somos

Olá a todos! Nos chamamos Cirus e Daniel, muito prazer!

Muito obrigado por estar visitando o nosso site. Buscamos a solução mais simples para deixar as pessoas mais interligadas com a Missa. E a solução está aqui nesse site.

Não é nada genial, nem complicado, mas as vezes o óbvio tem que ser dito. Espero que gostem e nos digam o que sentiram depois de um mês seguindo essas práticas. 

Olá! Sou advogado e trabalho com patentes de Marca.

Daniel Torres

Nossa história com o Missário

Depois de muitos anos sentindo culpa por não dar a atenção que a Missa merece, resolvemos fazer algo. Mesmo presentes na Missa sentíamos que nos distraíamos muitas vezes, e que esquecíamos em pouco tempo o aprendizado de cada Domingo.

Então fomos anotando o que nos deixava confuso, e fomos fazendo experimentos. Por que será que a nossa memória esquecia tão rápido?

Em primeiro lugar, começamos olhando a linha do tempo que passamos na Missa. Porém na verdade, o caminho começa antes: quando chegamos na Missa, será que realmente lembramos qual foi a missa passada ou de três semanas atrás? A maioria não lembra. Um dos problemas que percebemos foi que para várias pessoas (inclusive nós), cada missa tem um início, fim e acaba ali com a benção do Padre. Não conseguimos perceber o caminho lógico que existe entre cada missa, isso acontece (em parte) porque a maioria não conhece o calendário litúrgico. As missas não abordam temas que o padre escolheu, elas seguem um calendário que é bem lógico. Aprender isso reforça o elo entre as Missas, e como resultado as pessoas conseguem se lembrar mais das Missas, elas já sabem o que esperar da próxima Missa, e com isso, tudo começa a fazer muito mais sentido. Não cada Missa em si, mas todas as missas em conjunto.

Em segundo lugar, depois que a Missa começou, começamos a nos perguntar: porque nos distraímos? Os textos bíblicos não são tão fáceis de ler, e muitas vezes queremos refletir como aquilo impacta a nossa vida, ou algo por que já passamos que foi semelhante. Porém, não existe pausa durante a Missa, caso você pare para refletir uma parte, perderá a próxima parte. Isso mostra que é muito importante que a leitura deva ser feita em casa, antes da cerimônia. Se você tiver lido anteriormente, vai perceber que é muito mais fácil acompanhar o texto durante a Missa. Por que na verdade você vai estar só relembrando.

Em terceiro lugar: entender os Ritos. Para muita gente os ritos podem parecer "burocracia", mas eles têm um grande significado. Podemos traçar um similar com assistir um jogo de futebol. Um leigo que não entende as regras, até consegue dizer que um gol foi maravilhoso, mas ele não consegue apreciar um passe ou chute de trivela do mesmo modo que alguém que entende faz. Para melhorar nossa compreensão, desenhamos um fluxo da Missa e começamos a estudar etapa por etapa, para ajudar as pessoas a se situarem na cronologia da Missa e a entenderem o que significam.

Em quarto lugar, muitas vezes recebemos a benção e tudo se acaba ali. Mas a Missa traz vários benefícios que devemos aplicar a nossa vida. A nossa memória não é fotográfica, então começamos a anotar num caderninho os aprendizados de cada Missa.

Por fim, colocamos tudo isso em um Diário Anual para compartilhar com as pessoas. Com um conteúdo você também encontra aqui!

Olá! Sou engenheiro eletricista e trabalho com consultoria estratégica para empresas.

Cirus Tavares

Olá!

bottom of page