top of page

O calendário da Igreja

Então, como o ano é dividido quando é convertido para o calendário litúrgico? No calendário litúrgico, há 5 tempos: Advento, Natal, Quaresma, Páscoa e Tempo Comum.

O ano civil começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro. Porém, a Igreja Católica segue o calendário litúrgico, que começa no 1º Domingo do Advento (neste ano litúrgico: 27 de novembro de 2022), e termina no último sábado do Tempo Comum (neste ano litúrgico: 02 de dezembro de 2023).

Os Tempos Litúrgicos

01

Advento

A história de Jesus começa antes do seu nascimento. Ela se inicia com as profecias e a preparação para a sua vinda. Do mesmo modo, no início do Ano Litúrgico nos preparamos para o nascimento de Jesus. Chamamos esse período de Advento, que é uma palavra de etimologia latina, que significa vinda ou chegada.

O Nascimento de Jesus (Natal) é celebrado no dia 25 de dezembro, e a igreja utiliza os 4 domingos anteriores para o Advento. O início do ano acontece no 1º domingo do advento.

02

Natal

O tempo de Natal inicia na missa na noite do dia 24 de dezembro e termina na Festa do Batismo do Senhor. O tempo de Natal possui 3 Domingos, e as festas especiais do tempo do Natal são:

  • Natal do Senhor: no dia 25 de dezembro

  • Festa da Sagrada Família

  • Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus: no dia 1º de janeiro

  • Epifania do Senhor: no Domingo entre 2 e 8 de janeiro - Celebramos os Reis Magos indo adorar ao Senhor

  • Batismo do Senhor

03

Tempo Comum - 1ª parte

Após o batismo realizado por João no Jordão, Jesus inicia a sua vida pública e começa a chamar os apóstolos para segui-lo. Nesse tempo acompanhamos Jesus nas suas primeiras pregações.

A 1ª parte do tempo comum vai até a quarta-feira de cinzas, quando a Igreja inicia a Quaresma, na preparação para a Páscoa.

04

Quaresma

A Quaresma é o tempo da penitência, que nos ajuda a nos preparar para a Ressureição de Jesus no domingo da Páscoa. A Quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas, e se encerra no fim da tarde da Quinta-feira Santa, o que resulta em 44 dias da quaresma.

Nesse período começamos acompanhando Jesus em seu jejum de 40 dias no deserto e tentação pelo diabo. Nos outros domingos da Quaresma relembramos diversos ensinamentos profundos que nos ajudam a refletir durante nossa penitência.

05

Tríduo Pascal

Esse período da tarde da quinta feira Santa até a manhã de domingo se chama Tríduo Pascal. Esse período engloba:

  • Quinta-Feira Santa: Na noite de Quinta fazemos o gesto do lava-pés.

  • Sexta-Feira Santa: Neste dia lembramos da crucificação de Cristo. Este é o único dia do ano que não celebramos a missa.

  • Sábado Santo: Na noite de sábado realizamos a vigília pascal, esperando a ressurreição de Cristo no Domingo.

06

Tempo Pascal

Os 43 dias entre o domingo de Páscoa e a Ascensão (subida de Jesus aos Céus) são para comemorar os quarenta dias que Jesus passou dando os últimos ensinamentos a seus discípulos após sua ressurreição.

No domingo seguinte à Ascensão, celebra-se o domingo de Pentecostes (50º dia após o domingo de Páscoa) que encerra o Tempo Pascal e o Ciclo da Páscoa.

Em Pentecostes é celebrado o momento em que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos, que começaram a pregar em outras línguas.

07

Tempo Comum - 2ª parte

A 2ª parte do Tempo comum começa na segunda-feira após Pentecostes, e seu 1º domingo celebra a Festa da Santíssima Trindade (festa do divino). O tempo comum termina junto com o ano litúrgico, no último sábado antes do 1º domingo do advento (que inicia o próximo ano litúrgico).

A 2ª parte completa as leituras que não entraram no período do advento até a Páscoa. Muitas das parábolas estão nesse período. 

bottom of page