Inicie 2026 c/ o missário - cupom: frete
Faça as leituras antes da Missa! Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.
Missário 2026 já à venda!
Liturgia de Domingo
4ª Semana - 25 de Janeiro de 2026 - 3º Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária
5
min para ler
publicado em
19 de janeiro de 2026
Na semana passada (2º Domingo do Tempo Comum), João Batista disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo".
No 3º Domingo do Tempo Comum, Jesus chama os primeiros discípulos: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens".

O que vamos aprender nessa semana?
No Evangelho, Jesus inicia sua pregação na Galileia e chama os primeiros discípulos à conversão. Na Primeira Leitura, Isaías profetiza que uma grande luz brilhará para o povo na escuridão, o que se cumpre com a pregação de Jesus.
Na Segunda Leitura, Paulo exorta à união da comunidade cristã e diz que Cristo o enviou para pregar a boa nova da salvação.
Neste domingo, somos convidados a seguir Jesus com coragem, deixando para trás o que nos impede de viver plenamente o Evangelho. Que "redes" precisamos deixar para seguir Jesus mais de perto?
Leituras
Primeira Leitura (Is 8,23b-9,3) - Leitura do Livro do Profeta Isaías
No tempo passado o Senhor humilhou a terra de Zabulon e a terra de Neftali; mas recentemente cobriu de glória o caminho do mar, do além-Jordão e da Galileia das nações. O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. Pois o jugo que oprimia o povo, - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã.
Salmo responsorial Sl 26(27),1.4.13-14 (R.1a.1c) - Esperança no Senhor
O Salmo 26(27) expressa confiança em Deus como luz e salvação. E se esse salmo fosse a sua resposta pessoal ao chamado de Jesus? Que tal cantar como quem decidiu segui-Lo sem medo?
Refrão (1a.1c): O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida.
O Senhor é minha luz e salvação;* de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida;* perante quem eu tremerei? R.
Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,* e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor* por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor* e contemplá-lo no seu templo. R.
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver* na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem,* espera no Senhor! R.
Segunda Leitura (1Cor 1,10-13.17) - Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos, eu vos exorto, pelo nome do Senhor nosso, Jesus Cristo, a que sejais todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós. Pelo contrário, sede bem unidos e concordes no pensar e no falar. Com efeito, pessoas da família de Cloé informaram-me a vosso respeito, meus irmãos, que está havendo contendas entre vós. Digo isto, porque cada um de vós afirma: "Eu sou de Paulo"; ou: "Eu sou de Apolo"; ou: "Eu sou de Cefas"; ou: "Eu sou de Cristo!" Será que Cristo está dividido? Acaso Paulo é que foi crucificado por amor de vós? Ou é no nome de Paulo que fostes batizados? De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria.
Evangelho (Mt 4,12-23)
Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: "Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz". Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo". Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
Palavras do Papa
Hoje o Evangelho da Liturgia (Mt 4, 12-23) narra a chamada dos primeiros discípulos que, no lago da Galileia, deixam tudo para seguir Jesus. Alguns deles já O tinham conhecido, graças a João Batista (...). E eis que agora Jesus volta para os procurar onde vivem e trabalham. O Senhor procura-nos sempre (...). E desta vez dirige-lhes uma chamada direta: «Vinde!» (Mt 4, 19). E eles «imediatamente deixaram as redes e seguiram-no» (v. 20). (...)
Deixar para seguir. Com Jesus é sempre assim. Pode-se começar de alguma forma a sentir o seu fascínio, talvez graças a outros. (...) Contudo mais cedo ou mais tarde chega o momento no qual é necessário deixar para o seguir (cf. Lc 11, 27-28). E há que tomar uma decisão: deixo algumas certezas e parto para uma nova aventura, ou permaneço como sou? (...)
O que devemos deixar? Certamente os nossos vícios, os nossos pecados (...). Mas também devemos deixar para trás o que nos impede de viver plenamente (...). E também se deve renunciar ao tempo que se perde em tantas coisas inúteis (...). Penso também numa jovem família, que deixa a vida tranquila para se abrir à imprevisível e bela aventura da maternidade e da paternidade. É um sacrifício, mas basta olhar para as crianças para compreender que foi correto deixar certos ritmos e confortos, para ter esta alegria. Penso em certas profissões, por exemplo um médico ou um agente de saúde que renunciou a tanto tempo livre para estudar e preparar-se, e agora fazem o bem (...). Penso nos trabalhadores que deixam as comodidades, que abandonam o não fazer nada a fim de levar o pão para casa. Em suma, para realizar a vida, é preciso aceitar o desafio de deixar. (...)
Antes de tudo: lembro-me de algum “momento forte” no qual me encontrei com Jesus? (...) E houve algo belo e significativo que aconteceu na minha vida por ter deixado para trás outras coisas menos importantes? (...) Quais são as coisas materiais, os modos de pensar, os hábitos que preciso deixar para lhe dizer deveras “sim”? (...) Não tenhais medo de deixar se for para seguir Jesus, sempre nos sentiremos melhor e seremos melhores. (Papa Francisco, Angelus de 22 de janeiro de 2023)
A ideia por trás do Livro
Para quem ainda não assistiu, explicamos a ideia por trás do Missário. Caminhe com o Missário!

Tem interesse no Livro?
Missário 2025
Missário — Viva melhor a Missa
Entre o corre-corre da semana e o silêncio da igreja, às vezes parece haver um abismo. Com o Missário, em um único preparo de 5–10 minutos antes do domingo, você deixa a Palavra de Deus iluminar a rotina e chega à igreja com o coração disposto, a mente em paz e a Palavra já no ouvido.
Parte 1 — Entenda (60 páginas)
De modo simples e direto, explicamos o que acontece na celebração do início ao fim: as partes da Missa, o sentido das orações e como os domingos se conectam pelo calendário litúrgico. É para participar com o coração — não só “assistir”.
Parte 2 — Prepare o domingo
Para cada domingo e para as missas de preceito (mesmo quando não caem no domingo), você encontra um preparo de 5–10 minutos com:
-
Explicação dos textos do dia
-
Leituras completas: 1ª Leitura, Salmo, 2ª Leitura e Evangelho
-
Reflexões do Papa
-
Espaço para anotações
Lembre-se: o caminho espiritual é pessoal — entre você, Deus e a Igreja. Cada passo é seu. Mas, se quiser, o Missário — com suas 435 páginas — está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!




