top of page

Faça as leituras antes da Missa! Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.

Veja o Missário 2026!

7ª Semana - 15 de Fevereiro de 2026 - 6º Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária

  • Foto do escritor: missariobrasil
    missariobrasil
  • há 14 horas
  • 6 min de leitura

Na semana passada (5º Domingo do Tempo Comum), Jesus disse: "Vós sois o sal da terra e a luz do mundo".


No 6º Domingo, Jesus ensina a justiça superior: “Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti!”


7ª Semana - 15 de Fevereiro de 2026 - 6º Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária

O que vamos aprender nessa semana?


No Evangelho, Jesus exige uma justiça interior maior que a dos mestres da Lei no combate ao pecado. Na Primeira Leitura, Deus nos dá liberdade para escolher entre o bem e o mal, mas a ninguém autoriza pecar.

Continuando a carta da semana passada, Paulo nos mostra que a sabedoria de Deus é diferente da do mundo.


Neste domingo, somos chamados a viver uma fé que vai além do simples cumprimento da lei, buscando uma conversão verdadeira do coração. Você vive sua fé por obrigação ou por amor? Faz o mínimo ou caminha para o máximo?


Leituras


Primeira Leitura (Eclo 15,16-21) - Leitura do Livro do Eclesiástico


Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. Diante de ti, Ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.


Salmo Responsorial Sl 118(119),1-2.4-5.17-18.33-34 (R.1) - Elogio da Lei do Senhor


O Salmo 118(119) celebra a Lei de Deus como fonte de felicidade e sabedoria, ecoando o ensinamento de Jesus sobre o cumprimento perfeito dos mandamentos. E se este salmo fosse o seu jeito de dizer que quer viver a fé por amor, não por obrigação?


Refrão (1): Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!


Feliz o homem sem pecado em seu caminho,* que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos,* e de todo o coração procura a Deus! R.

Os vossos mandamentos vós nos destes,* para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida* em cumprir vossa vontade e vossa lei! R.

Sede bom com vosso servo, e viverei,* e guardarei vossa palavra, ó Senhor. Abri meus olhos, e então contemplarei* as maravilhas que encerra a vossa lei! R.

Ensinai-me a viver vossos preceitos;* quero guardá-los fielmente até o fim! Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei,* e de todo o coração a guardarei. R.


Segunda Leitura (1Cor 2, 6-10) - Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios


Irmãos: Entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à destruição. Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito, "o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu". A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus.


Cansado de usar o celular na Missa e se distrair com notificações?👉 Clique aqui para garantir o seu Missário 2026 e receber em casa
Cansado de usar o celular na Missa e se distrair com notificações?👉 Clique aqui para garantir o seu Missário 2026 e receber em casa

Evangelho (Mt 5,17-37) (ou mais breve 5,20-22a.27-28.33-34a.37)


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. Porque eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. Foi dito também: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio'. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério. Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno".


Palavras do Papa


No Evangelho da liturgia de hoje Jesus diz: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas: não vim revogá-la, mas completá-la». Completar: esta é uma palavra-chave (...). A Escritura diz “não matarás”, mas para Jesus isto não é suficiente se depois alguém ferir os irmãos com palavras; a Escritura diz “não cometerás adultério”, mas isto não é suficiente se alguém viver um amor manchado pela duplicidade e falsidade (...).


Ao fazer uma oferenda a Deus, retribui-se a gratuidade dos seus dons. Era um rito muito importante (...), tão importante que era proibido interrompê-lo, exceto por motivos graves. Mas Jesus afirma que é preciso interrompê-lo se um irmão tiver algo contra nós (...). A mensagem é clara: Deus ama-nos primeiro, gratuitamente (...); e depois não podemos celebrar o seu amor sem, por nossa vez, dar o primeiro passo para nos reconciliarmos com aqueles que nos feriram (...). Por outras palavras, Jesus faz-nos compreender que as normas religiosas são úteis, são boas, mas são apenas o início: para as completar, é necessário ir além da letra e viver o seu significado (...).


Às vezes, por exemplo, ouvimos: “Padre, eu não matei, não roubei, não fiz mal a ninguém...”, como se dissesse: “Estou bem”. Eis a observância formal, que se contenta com o mínimo indispensável, enquanto Jesus nos convida ao máximo possível (...). O Senhor mostrou-nos isto ao dar a vida na cruz e perdoando os seus assassinos (cf. Lc 23, 34). E confiou-nos o mandamento que lhe é mais querido: que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou (cf. Jo 15, 12). Este é o amor que completa a Lei, a fé, a vida verdadeira!


(...) como vivo a fé? É uma questão de cálculos, de formalismos, ou é uma história de amor com Deus? Contento-me apenas em não fazer mal, em manter “a fachada”, ou procuro crescer no amor a Deus e ao próximo? (...) (Papa Francisco, Angelus, 12 de fevereiro de 2023)

 
 
 

Comentários


Tem interesse no Livro?

Receba as liturgias de domingo por e-mail

Obrigado(a) por se inscrever.

Missário 2026

Missário — Viva melhor a Missa

Entre o corre-corre da semana e o silêncio da igreja, às vezes parece haver um abismo. Com o Missário, em um único preparo de 5–10 minutos antes do domingo, você deixa a Palavra de Deus iluminar a rotina e chega à igreja com o coração disposto, a mente em paz e a Palavra já no ouvido.

 

Parte 1 — Entenda (60 páginas)
De modo simples e direto, explicamos o que acontece na celebração do início ao fim: as partes da Missa, o sentido das orações e como os domingos se conectam pelo calendário litúrgico. É para participar com o coração — não só “assistir”.

 

Parte 2 — Prepare o domingo
Para cada domingo e para as missas de preceito (mesmo quando não caem no domingo), você encontra um preparo de 5–10 minutos com:

  • Explicação dos textos do dia

  • Leituras completas: 1ª Leitura, Salmo, 2ª Leitura e Evangelho

  • Reflexões do Papa

  • Espaço para anotações

 

Lembre-se: o caminho espiritual é pessoal — entre você, Deus e a Igreja. Cada passo é seu. Mas, se quiser, o Missário — com suas 435 páginas — está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!

Missário do ano

bottom of page