top of page

Missário 2025 à venda com desconto com o cupom: frete

Faça as leituras antes da Missa! Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.

 

Missário 2025 já à venda!

Buscar

36ª Semana - 7 de Setembro de 2025 - 23° Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária

  • Foto do escritor: missariobrasil
    missariobrasil
  • há 14 horas
  • 5 min de leitura

Na semana passada (22° Domingo), Jesus disse “Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.”

No 23° Domingo do Tempo Comum, “Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

36ª Semana - 7 de Setembro de 2025 - 23° Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária

O que vamos aprender nessa semana?

No Evangelho, Jesus fala do custo e renúncia necessários para se tornar seu discípulo. Na Primeira Leitura, a Sabedoria nos lembra da nossa limitação em compreender os planos de Deus. O fazemos apenas pela graça de Deus.

Na Segunda Leitura, Paulo se diz “prisioneiro de Cristo”, e pede a Filêmon que receba o escravo Onésimo como irmão.

 

Neste domingo, refletimos sobre o que realmente significa seguir Jesus, reconhecendo que precisamos da sabedoria divina para nos guiar e da coragem para renunciar a tudo em nome do amor a Cristo.


Leituras

Primeira Leitura (Sb 9,13-18b) - Leitura do Livro da Sabedoria

Qual é o homem que pode conhecer os desígnios de Deus? Ou quem pode imaginar o desígnio do Senhor? Na verdade, os pensamentos dos mortais são tímidos e nossas reflexões incertas: porque o corpo corruptível torna pesada a alma e tenda de argila oprime a mente que pensa. Mal podemos conhecer o que há na terra, e com muito custo compreendemos o que está ao alcance de nossas mãos; quem, portanto, investigará o que há nos céus? Acaso alguém teria conhecido o teu desígnio, sem que lhe desses Sabedoria e do alto lhe enviasses teu Santo Espírito? Só assim se tornaram retos os caminhos dos que estão na terra, e os homens aprenderam o que te agrada, e pela Sabedoria foram salvos”.


Salmo Responsorial - Sl 89(90), 3-4.5-6.12-13.14.17 (R. 1) - O Homem Frágil e o Deus Eterno


O Salmo 89(90) medita sobre a brevidade da vida humana e a eternidade de Deus, orando por sabedoria e a bênção divina sobre o trabalho humano.


Refrão (1): Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós.


Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou. R.

Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca. R.

Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos! R.

Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus † repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho. R.


Segunda Leitura (Fm 9b-10.12-17) - Leitura da Carta de São Paulo a Filêmon

Caríssimo: Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao Evangelho. Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea. Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo.


Evangelho (Lc 14,25-33)

Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”


Palavras do Papa

Jesus vai a caminho de Jerusalém e (...) «seguiam com Ele grandes multidões». Caminhar com Ele significa segui-Lo, isto é, tornar-se discípulo. E, contudo, a estas pessoas o Senhor faz um discurso pouco atraente e muito exigente. (...) Podemos imaginar que muitos ficaram fascinados pelas suas palavras e maravilhados com os gestos que realizava. (...) Ele, pelo contrário, parece preocupar-Se quando as pessoas O seguem com euforia e fáceis entusiasmos. Assim, (...) pede a cada um para discernir cuidadosamente os motivos por que O segue e as consequências que isso acarreta. De fato, naquela multidão havia muitos que talvez seguissem Jesus, porque esperavam que Ele fosse um chefe que os libertaria (...) ou então alguém que, realizando milagres, resolveria os problemas da fome e das doenças. (...) Mas este não é o estilo de Jesus; nem pode ser o estilo do discípulo e da Igreja. (...)


O Senhor pede um comportamento diferente: segui-Lo não significa entrar na corte. (...) Pelo contrário, significa «tomar a própria cruz» (Lc 14, 27): como Ele, carregar os pesos próprios e os pesos alheios, fazer da vida um dom, não uma posse. (...) Por isso, Jesus deseja que o discípulo nada anteponha a este amor, nem sequer os afetos mais queridos ou os bens maiores. Para o conseguir, porém, é preciso olhar mais para Ele do que para nós próprios, aprender o amor que brota do Crucificado. N’Ele vemos um amor que se dá até ao fim, sem medida nem fronteiras. (...) Amar, ainda que custe a cruz do sacrifício. (...) Se, por medo de nos perdermos, (...) deixamos inacabadas as coisas - os relacionamentos, o trabalho, (...) e até a fé -, então acabamos vivendo a vida pela metade. (...) Jesus pede-nos isto: vive o Evangelho e viverás a vida, não pela metade, mas completa. (Santa Missa e Beatificação do Servo de Deus o Papa João Paulo I, 4 de setembro de 2022)

 
 
 

Comentários


Tem interesse no Livro?

Receba as liturgias de domingo por e-mail

Obrigado(a) por se inscrever.

Missário 2025

Descubra a Beleza da Missa com o Missário - A jornada rumo à santidade inclui um amor profundo pela Santa Missa, algo comum entre todos os Santos da Igreja. Este livro de 420 páginas não é apenas um guia, mas um convite para cultivar um relacionamento mais profundo e significativo com a liturgia, pois conhecer é o primeiro passo para amar verdadeiramente.

Deseja amar a Missa como os santos? Isso é possível. O amor cresce com o tempo e o conhecimento, e o Missário pode ser seu companheiro nessa jornada. Em 60 páginas, ele ajuda o leitor a ter uma compreensão de como as missas dominicais estão interligadas no calendário litúrgico e ensina os significados de cada parte da Missa.

Mas o amor pela Missa vai além da leitura. É uma experiência viva, cultivada dia após dia. Por isso, o Missário oferece um acompanhamento semanal, com leituras curtas de 5-10 minutos,  preparando você para cada missa de domingo e dias de preceito.

Cada domingo é uma nova oportunidade de crescimento espiritual, e para cada um temos a estrutura:

  1. “O que vamos aprender nessa semana?” - Uma introdução aos temas e leituras da missa de domingo.

  2. Leituras - Textos completos da Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura e Evangelho para reflexão antecipada.

  3. Palavras do Papa - Comentários inspiradores do Papa sobre as leituras do dia.

  4. “O que o Padre ensinou na Missa?” - Espaço dedicado para suas anotações e reflexões pessoais.


Lembre-se, o caminho espiritual é pessoal, entre você, Deus e a Igreja. Você deverá dar cada passo. Mas, se quiser, o Missário está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!

Missário do ano

bottom of page