top of page

Inicie 2026 c/ o missário - cupom: frete

Faça as leituras antes da Missa! Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.

Veja o Missário 2026!

Buscar

3ª Semana - 18 de Janeiro de 2026 - 2º Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária

  • Foto do escritor: missariobrasil
    missariobrasil
  • há 1 dia
  • 4 min de leitura

No Batismo do Senhor, por João Batista, do céu veio uma voz: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.


No 2º Domingo do Tempo Comum, João Batista diz: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo".


3ª Semana - 18 de Janeiro de 2026 - 2º Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária

O que vamos aprender nessa semana?


No Evangelho, João Batista testemunha “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele” e ”Este é o Filho de Deus!". Na Primeira Leitura, Isaías profetiza sobre o Servo do Senhor que será luz das nações, prefigurando Cristo Salvador.

Na Segunda Leitura, Paulo saúda os coríntios, chamados a ser santos em Cristo Jesus.


Neste domingo, somos convidados a reconhecer Jesus em nossas vidas e dar testemunho dele como João Batista fez. Como damos testemunho de Jesus no nosso dia a dia? Temos vivido como santos?


Leituras


Primeira Leitura (Is 49,3.5-6) - Leitura do Livro do Profeta Isaías


O Senhor me disse: "Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado". E agora diz-me o Senhor - ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo - que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. Disse ele: "Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra".


Salmo Responsorial - Sl 39(40),2.4ab.7-10 (R.8a.9a) - Ação de Graças e Pedido de Socorro


O Salmo 39(40) expressa a nossa total disponibilidade para fazer a vontade de Deus, ecoando o testemunho de João Batista que se coloca a serviço de Jesus. E se este salmo fosse o jeito de você contar ao mundo que reconhece Jesus em sua vida? Que tal cantar como se fosse o seu testemunho?


Refrão (8a.9a): Eu disse: Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade!


Esperando, esperei no Senhor,* e inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios,* um poema em louvor ao Senhor. R.


Sacrifício e oblação não quisestes,* mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas,* holocaustos por nossos pecados. R.


E então eu vos disse: "Eis que venho!"* Sobre mim está escrito no livro: "Com prazer faço a vossa vontade,* guardo em meu coração vossa lei!" R.


Boas-novas de vossa justiça † anunciei numa grande assembleia;* vós sabeis: não fechei os meus lábios! R.


Segunda Leitura (1Cor 1-3) - Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios


Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.


Evangelho (Jo 1,29-34)


Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: 'Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim'. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel". E João deu testemunho, dizendo: "Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: 'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!"


Palavras do Papa


O Evangelho da liturgia de hoje relata o testemunho de João Batista sobre Jesus, depois de o ter batizado no rio Jordão. Esta declaração revela o espírito de serviço de João. Ele tinha sido enviado para preparar o caminho ao Messias e tinha-o feito sem se poupar. João, tendo cumprido a sua missão, sabe afastar-se, retira-se de cena para dar lugar a Jesus. (...) De profeta torna-se discípulo. (...) não vincula ninguém a si. E isto é difícil, mas é o sinal do verdadeiro educador: não ligar as pessoas a si mesmo. João faz isto: coloca os seus discípulos nas pegadas de Jesus. (...)


Com este espírito de serviço, com a sua capacidade de dar lugar a Jesus, João Batista ensina-nos algo importante: a libertação dos apegos. (...) O serviço requer gratuidade, cuidar dos outros sem benefício para si mesmo, sem segundas intenções, sem esperar retribuição. (...)


Pensemos em como isto é importante para um sacerdote, (...) para os pais, que criam os filhos com tantos sacrifícios, mas depois têm de os deixar livres para seguirem o próprio caminho (...). Libertar-se dos apegos do próprio ego e saber afastar-se custa, mas é muito importante: é o passo decisivo para crescer no espírito de serviço, sem procurar retribuição.


Irmãos, irmãs, procuremos perguntar-nos: somos capazes de deixar espaço aos outros? De os ouvir, de os deixar livres, de não os ligar a nós pretendendo reconhecimentos? (...) Atraímos os outros para Jesus ou para nós mesmos? (Papa Francisco, Angelus, 15 de janeiro de 2023)

 
 
 

Comentários


Tem interesse no Livro?

Receba as liturgias de domingo por e-mail

Obrigado(a) por se inscrever.

Missário 2026

Missário — Viva melhor a Missa

Entre o corre-corre da semana e o silêncio da igreja, às vezes parece haver um abismo. Com o Missário, em um único preparo de 5–10 minutos antes do domingo, você deixa a Palavra de Deus iluminar a rotina e chega à igreja com o coração disposto, a mente em paz e a Palavra já no ouvido.

 

Parte 1 — Entenda (60 páginas)
De modo simples e direto, explicamos o que acontece na celebração do início ao fim: as partes da Missa, o sentido das orações e como os domingos se conectam pelo calendário litúrgico. É para participar com o coração — não só “assistir”.

 

Parte 2 — Prepare o domingo
Para cada domingo e para as missas de preceito (mesmo quando não caem no domingo), você encontra um preparo de 5–10 minutos com:

  • Explicação dos textos do dia

  • Leituras completas: 1ª Leitura, Salmo, 2ª Leitura e Evangelho

  • Reflexões do Papa

  • Espaço para anotações

 

Lembre-se: o caminho espiritual é pessoal — entre você, Deus e a Igreja. Cada passo é seu. Mas, se quiser, o Missário — com suas 435 páginas — está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!

Missário do ano

bottom of page