top of page

Como fazer uma leitura atenta e usar o Missário?

Como fazer uma leitura atenta e usar o Missário?

Antes de tudo, é importante lembrar que para todo aprendizado é necessário humildade e disciplina. Ter disciplina para criar o hábito de realizar as leituras todas as semanas. E humildade para assumir que, por mais que já tenha feito essas leituras mil vezes durante a sua vida, ainda existem muitos pontos a serem aprendidos e reflexões para serem feitas.


No fim da página, colocamos um vídeo mostrando como funciona na prática.


Existem várias estratégias específicas que você pode usar para ler algo com atenção. Estas estratégias ajudam a melhorar a compreensão e retenção do que é lido. Aqui estão algumas técnicas simples que podem ser especialmente úteis para a leitura do seu Missário. Faça testes e escolha quais podem ser úteis no seu dia a dia.


  1. Gerenciamento do tempo: Planeje sua leitura ao longo da semana, em vez de deixar tudo para a última hora. Isso permite uma meditação mais profunda e a possibilidade de revisitar os textos várias vezes.

  2. Ambiente de leitura: Encontre um local tranquilo e confortável para sua leitura. Isso pode ajudar a criar um espaço sagrado para o encontro com a Palavra de Deus, facilitando a concentração e a meditação.

  3. Pré-leitura: Com a introdução, você vai ter uma ideia geral dos textos. Isso ajudará você a ter uma ideia do que esperar e a formular perguntas que podem ser respondidas durante a leitura.

  4. Definir objetivos de leitura: Pense no que você deseja alcançar com essa leitura. Deus quer dizer algo para você com essas palavras. Como essa leitura se aplica na sua vida? Qual palavra ou frase falou com o seu coração?

  5. Leitura ativa: Envolva-se ativamente com o texto enquanto lê. Isso pode incluir fazer anotações de pensamentos, sublinhar ou destacar partes importantes, e escrever perguntas que surgirem.

  6. Sumarização: Após ler cada seção (primeira leitura, salmos, segunda leitura, evangelho), faça uma pausa para resumir mentalmente ou por escrito o que você entendeu. Pergunte-se e medite: "Qual é a mensagem central aqui?" ou "Como isso se aplica à minha vida?"

  7. Discussão: Se tiver a oportunidade, discuta as leituras com amigos, familiares ou membros da sua comunidade religiosa antes da Missa. Eu costumo conversar com minha noiva no caminho à Missa.

  8. Revisão e repetição: Volte às suas anotações e aos textos antes da Missa. Isso ajudará a fixar as leituras em sua memória e aprofundar sua compreensão.

  9. Oração: Faça uma oração relacionada a Palavra. Se você sentir que a sua meditação não foi profunda ainda, peça a Deus para que Ele te ilumine para que compreenda melhor a palavra na sua vida.

  10. Contemplação: Feche os olhos e tente contemplar as leituras durante a Missa. Seja grato pelas palavras que estão sendo lidas e permita que o amor, a paz e a orientação divina se infiltrem você.

  11. Homilia: Aprofunde suas meditações com os ensinamentos do Padre. Anote pensamentos, dúvidas e reflexões no seu Missário.

  12. Aplicação prática: Reflita sobre como as mensagens das leituras podem ser aplicadas à sua vida. Pense em maneiras concretas de viver as verdades apresentadas durante a semana. Fique em silêncio e tente contemplar buscando inspiração para agir de acordo com a mensagem recebida.


Ao aplicar essas estratégias, você não apenas prepara sua mente e coração para a liturgia da Missa, mas também se abre mais plenamente para a ação do Espírito Santo através da Palavra de Deus. Essa preparação pode transformar sua experiência na Missa, levando a um maior envolvimento e crescimento espiritual.


No vídeo abaixo, mostramos isso na prática.




Tem interesse no Livro?

Descubra a Beleza da Missa com o Missário - A jornada rumo à santidade inclui um amor profundo pela Santa Missa, algo comum entre todos os Santos da Igreja. Este livro não é apenas um guia, mas um convite para cultivar um relacionamento mais profundo e significativo com a liturgia, pois conhecer é o primeiro passo para amar verdadeiramente.

Deseja amar a Missa como os santos? Isso é possível. O amor cresce com o tempo e o conhecimento, e o Missário pode ser seu companheiro nessa jornada. Em 35 páginas, ele ajuda o leitor a ter uma compreensão de como as missas dominicais estão interligadas no calendário litúrgico e ensina os significados de cada parte da Missa.

Mas o amor pela Missa vai além da leitura. É uma experiência viva, cultivada dia após dia. Por isso, o Missário oferece um acompanhamento semanal, com leituras curtas de 5-10 minutos, preparando você para cada missa de domingo.

Cada domingo é uma nova oportunidade de crescimento espiritual, e para cada um temos a estrutura:

  1. “O que vamos aprender nessa semana?” - Uma introdução aos temas e leituras da missa de domingo.

  2. Leituras Dominicais - Textos completos da Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura e Evangelho para reflexão antecipada.

  3. Palavras do Papa - Comentários inspiradores do Papa sobre as leituras do domingo.

  4. “O que o Padre ensinou na Missa?” - Espaço dedicado para suas anotações e reflexões pessoais.


Lembre-se, o caminho espiritual é pessoal, entre você, Deus e a Igreja. Você deverá dar cada passo. Mas, se quiser, o Missário está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!

Missário 2024

Missário do ano

FAQ - Perguntas frequentes

  • O Missário possui as leituras de todos os domingos de 2024?
    Sim. O Missário possui todas as leituras dos domingos de 2024. Ele não possui as Missas dos outros dias da semana, nem as de preceito caem nos outros dias da semana. Para as Missas de preceito que não caem no domingo, normalmente colocamos os textos nessa página: https://www.missario.com.br/liturgias-semanais
  • O Missário inclui os Salmos?
    Sim. A edição 2024 do Missário inclui os Salmos.
  • O livro está de acordo com a terceira edição do Missal Romano?
    Sim, o livro está de acordo. O livro foca na explicação das partes da Missa e seus significados, então mencionamos as fórmulas apenas quando elas são indispensáveis para a compreensão de cada parte. Por exemplo, na edição antiga, durante o ofertório, o padre rogava que rezássemos para que "o nosso sacrifício" fosse aceito por Deus pai todo poderoso. Na versão atual, este rogo é para que "o meu e o vosso sacrifício" seja aceito por Deus Pai. Esta diferença é explicada, porque ela afeta o sentido do ofertório. Por sua vez, durante o ato penitencial, mudou-se a fórmula "minha culpa, minha tão grande culpa" por "minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa". Não explicamos esta diferença, porque ela não afeta a compreensão do sentido do ato penitencial. De todo modo, todas as fórmulas citadas no livro estão em conformidade à Terceira Edição do Missal Romano. A ideia do Missário é que o fiel comece a identificar em qual parte da Missa está, e a entender o porquê de cada parte da Missa. Nossa experiência tem sido a seguinte: se o fiel entende começa a entender os ritos da Missa, se ele a frequenta todo domingo (pelo menos), com o tempo ele vai naturalmente decorar as frases/respostas da Missa. Se você busca uma explicação das mudanças, recomendamos que você assista, entre outros, este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YpKRNoegZLI&ab_channel=PeGabrielVilaVerde
  • Pra quem é o Missário?
    O objetivo do Missário é que todas as pessoas que o utilizem todos os domingos consigam ter uma experiência mais profunda e feliz com a Missa. Tentamos criar o formato mais simples possível, para que pudesse funcionar com o maior número de pessoas.
  • Para quem não é o Missário?
    Essa é uma pergunta difícil! Quem somos nós para dizer o que vai funcionar ou não funcionar para uma pessoa? Mas mesmo assim temos alguns pontos importantes onde achamos que o Missário não funcionaria: Para quem não quer ir na Missa, mas aprender lendo: Criamos o Missário como um livro prático, então sinceramente, imaginamos que apenas lendo como curiosidade em casa, vocês não terão muito efeito. Por exemplo, uma grande parte do Missário é que o padre explicará as leituras na Missa. Então sem essa parte, seriam leituras sem um "fechamento". Pessoas que não querem ler antes da Missa: O Missário foi feito e pensado para que fosse lido antes da Missa. Por isso, fizemos um formato que gastassem apenas 5-10 minutos na leitura. Para que não houvesse desculpas para não lerem antes! Caso leiam apenas durante a Missa, não terão tempo de refletir, então acabará tendo o formato de um folheto da Missa. Leiam antes! Crianças sem supervisão: É essencial que as crianças recebam suporte adequado durante suas atividades de leitura, juntamente com uma pedagogia focada em suas necessidades específicas. Por exemplo, para os pais, seria benéfico ler em conjunto com a criança ou permitir que ela leia sozinha inicialmente e, em seguida, discutir o conteúdo juntos. No contexto da catequese, uma boa prática seria realizar uma leitura rápida durante a aula que antecede a Missa. Na etapa de reflexão, incentivar a criança a escrever sobre como os ensinamentos da Missa podem ser aplicados na sua vida cotidiana pode ser muito produtivo. É crucial experimentar diferentes métodos para encontrar aquele que melhor se adapta às necessidades da criança. Se conseguirem implementar essas estratégias com seus filhos ou alunos, por favor, compartilhem suas experiências e os resultados obtidos! Pessoas que querem obter uma explicação muito mais profunda das diferentes Orações Eucarísticas: A ideia do Missário, é que o fiel comece a identificar em qual parte da Missa está, e a entender o porquê de cada parte da Missa. Então não explicamos as diferentes orações. Explicamos o propósito de cada parte.
  • Por que vocês vendem o Missário em Kits?
    Como os kits tem descontos progressivos por tamanho, eles são uma opção econômica para quem precisa de várias cópias. Assim facilita a aquisição em massa para grupos ou instituições. Pensamos que os kits são excelentes oportunidades para famílias, comunidades religiosas, pastorais de catequese e de formação de jovens e adultos, além de paróquias. Quanto maior o grupo de pessoas, o recomendável é um kit maior, porém os descontos são progressivamente maiores.
  • O Missário inclui as Letras das Músicas?
    Não. Com exceção do Salmo Responsorial, que é muitas vezes é cantado e é integrante da Liturgia da Palavra, o Missário não contém as letras das músicas e hinos da missa.
  • O Missário inclui as Missas de preceito?
    Apenas as que caem no domingo, ou são transferidas para o Domingo. As missas de preceito que não caem no domingo, normalmente colocamos os textos aqui: https://www.missario.com.br/liturgias-semanais
bottom of page