Missário 2026 pré-venda com desconto com o cupom: frete
41ª Semana - 12 de Outubro de 2025 - Virgem Maria da Conceição Aparecida - Liturgia Diária
Na semana passada (27° Domingo), Jesus ensinou sobre a fé, usando a imagem do grão de mostarda e o servo disponível.
No dia de Nossa Senhora Aparecida (subst. 28° Domingo), Maria diz aos servos do casamento: “Fazei o que ele vos disser”.

O que vamos aprender nessa semana?
No Evangelho, Maria intercede, e Jesus transforma água em vinho no casamento em Caná. Na Primeira Leitura, Ester arrisca sua vida ao interceder pelo seu povo diante do rei.
Na Segunda Leitura, Maria é simbolizada pela mulher coroada, enfrentando adversidades com divina proteção.
Neste domingo, refletimos sobre a poderosa intercessão de Maria e sua presença transformadora. Nossa Senhora de Aparecida, rogai por nós!
Leituras
Primeira Leitura (Est 5,1b-2;7,2b-3) - Leitura do Livro de Ester
Ester revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro. Então, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”. Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida - eis o meu pedido! - e a vida do meu povo - eis o meu desejo!”
Salmo Responsorial - Sl 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R. 11.12a) - Cerimônia Nupcial do Rei
O Salmo 44(45) celebra a aliança nupcial entre Deus e seu povo, usando a imagem de uma rainha preparada para o rei, refletindo a pureza e intercessão de Maria.
Refrão (11.12a): Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: † “Esquecei vosso povo e a casa paterna! * Que o Rei se encante com vossa beleza! R.
Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! † O povo de Tiro vos traz seus presentes, * os grandes do povo vos pedem favores. R.
Majestosa, a princesa real vem chegando, † vestida de ricos brocados de ouro, * Em vestes vistosas ao Rei se dirige, R.
E as virgens amigas lhe formam cortejo, † entre cantos de Festa e com grande alegria, * ingressam, então, no palácio real”. R.
Segunda Leitura (Ap 12,1.5.13a.15-16a) - Leitura do Livro do Apocalipse
Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. A terra, porém, veio em socorro da mulher.
Evangelho (Jo 2,1-11)
Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
Palavras do Papa
Quanta alegria me dá vir à casa da Mãe de cada brasileiro, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. (...) A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: “Mostrai-nos Jesus”. É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria.
Assim, de cara à Jornada Mundial da Juventude que me trouxe até o Brasil (...) gostaria de chamar à atenção para três simples posturas: (...) conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; viver na alegria.
1. Conservar a esperança - A Segunda Leitura da Missa apresenta uma cena dramática: uma mulher - figura de Maria e da Igreja - sendo perseguida por um Dragão - o diabo - que quer lhe devorar o filho. (...) O “dragão”, o mal, faz-se presente na nossa história, mas ele não é o mais forte. Deus é o mais forte, e Deus é a nossa esperança! É verdade que hoje, mais ou menos todas as pessoas (...) experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer, (...) ídolos passageiros. Queridos irmãos e irmãs, sejamos luzeiros de esperança! (...) Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor. (...)
2. A segunda postura - Deixar-se surpreender por Deus. Quem é homem e mulher de esperança (...) sabe que, mesmo em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende. A história deste Santuário serve de exemplo: três pescadores, depois de um dia sem conseguir apanhar peixes, nas águas do Rio Parnaíba, encontram algo inesperado: uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho que ouvimos. Deus sempre nos reserva o melhor. (...) Confiemos em Deus! Longe d’Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança, se esgota. (...)
3. A terceira postura - Viver na alegria. Queridos amigos, se caminhamos na esperança, surpreendendo-nos pelo vinho novo que Jesus nos oferece, há alegria no nosso coração e não podemos deixar de ser testemunhas dessa alegria. O cristão é alegre, nunca está triste. Deus nos acompanha. Temos uma Mãe que sempre intercede pela vida dos seus filhos, por nós, como a rainha Ester na Primeira Leitura (cf. Est 5, 3). Jesus nos mostrou que a face de Deus é a de um Pai que nos ama. O pecado e a morte foram derrotados. O cristão não pode ser pessimista! (...) Como dizia Bento XVI, aqui neste Santuário: «O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro”.
Queridos amigos, viemos bater à porta da casa de Maria. Ela abriu-nos, fez-nos entrar e nos aponta o seu Filho. Agora Ela nos pede: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo 2,5). Sim, Mãe, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria. Assim seja. (Santa Missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, 24 de julho de 2013)
5
min para ler
publicado em
6 de outubro de 2025
A ideia por trás do Livro
Para quem ainda não assistiu, explicamos a ideia por trás do Missário. Caminhe com o Missário!

Tem interesse no Livro?
Missário — Viva melhor a Missa
Entre o corre-corre da semana e o silêncio da igreja, às vezes parece haver um abismo. Com o Missário, em um único preparo de 5–10 minutos antes do domingo, você deixa a Palavra de Deus iluminar a rotina e chega à igreja com o coração disposto, a mente em paz e a Palavra já no ouvido.
Parte 1 — Entenda (60 páginas)
De modo simples e direto, explicamos o que acontece na celebração do início ao fim: as partes da Missa, o sentido das orações e como os domingos se conectam pelo calendário litúrgico. É para participar com o coração — não só “assistir”.
Parte 2 — Prepare o domingo
Para cada domingo e para as missas de preceito (mesmo quando não caem no domingo), você encontra um preparo de 5–10 minutos com:
-
Explicação dos textos do dia
-
Leituras completas: 1ª Leitura, Salmo, 2ª Leitura e Evangelho
-
Reflexões do Papa
-
Espaço para anotações
Lembre-se: o caminho espiritual é pessoal — entre você, Deus e a Igreja. Cada passo é seu. Mas, se quiser, o Missário — com suas 435 páginas — está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!