Missário 2026 pré-venda com desconto com o cupom: frete
42ª Semana - 19 de Outubro de 2025 - 29° Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária
Na semana passada (Aparecida), Maria disse aos servos do casamento: “Fazei o que ele vos disser”.
No 29° Domingo do Tempo Comum, Jesus diz: “E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?”

O que vamos aprender nessa semana?
No Evangelho, uma viúva persiste na busca por justiça, e o juiz injusto cede. Na Primeira Leitura, enquanto Moisés persistia com a mão levantada, Israel vencia a batalha.
Na Segunda Leitura, Paulo incentiva Timóteo a permanecer firme nas Escrituras, para obter sabedoria e salvação.
Neste domingo, somos chamados a persistir na oração e na fé, confiando que a justiça divina virá. Como andam as suas orações?
Leituras
Primeira Leitura (Ex 17,8-13) - Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias, os amalecitas vieram atacar Israel em Rafidim. Moisés disse a Josué: “Escolhe alguns homens e vai combater contra os amalecitas. Amanhã estarei, de pé, no alto da colina, com a vara de Deus na mão”. Josué fez o que Moisés lhe tinha mandado e combateu os amalecitas. Moisés, Aarão e Ur subiram ao topo da colina. E, enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia; quando abaixava a mão, vencia Amalec. Ora, as mãos de Moisés tornaram-se pesadas. Pegando então uma pedra, colocaram-na debaixo dele para que se sentasse, e Aarão e Ur, um de cada lado sustentavam as mãos de Moisés. Assim, suas mãos não se fatigaram até ao pôr do sol, e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio de espada.
Salmo Responsorial - Sl 120(121), 1-2.3-4.5-6.7-8 (R. cf. 2) - O Senhor, Guarda de Israel
O Salmo 120(121) é um hino de confiança na proteção divina. Ele afirma que Deus vigia constantemente sobre Seu povo, protegendo-o.
Refrão (cf. 2): Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra.
Eu levanto os meus olhos para os montes: de onde pode vir o meu socorro? “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!” R.
Ele não deixa tropeçarem os meus pés, e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh! não! ele não dorme nem cochila, aquele que é o guarda de Israel! R.
O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite. R.
O Senhor te guardará de todo o mal, ele mesmo vai cuidar da tua vida! Deus te guarda na partida e na chegada. Ele te guarda desde agora e para sempre! R.
Segunda Leitura (2Tm 3,14-4,2) - Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo
Caríssimo: Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra. Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu Reino, eu te peço com insistência: proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina.
Evangelho (Lc 18,1-8)
Naquele tempo, Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade, havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: “Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!” E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”
Palavras do Papa
O Evangelho (...) termina com uma pergunta preocupada de Jesus: «Mas, quando o Filho do Homem voltar encontrará fé sobre a terra?». Como se dissesse: quando eu voltar no final da história - mas, podemos pensar, também agora, neste momento da vida - encontrarei alguma fé em vós, no vosso mundo? (...) Se o Senhor viesse hoje, o que encontraria ele em mim, na minha vida, no meu coração? (...)
Nós, muitas vezes, concentramo-nos em tantas coisas urgentes, (...) e negligenciamos o que mais importa e permitimos que o nosso amor por Deus (...) arrefeça [desanime] pouco a pouco. Hoje, Jesus oferece-nos o remédio. (...) A oração é o remédio da fé, a restauradora da alma. Deve, no entanto, ser uma oração constante. (...) Pensemos numa planta que temos em casa: devemos nutri-la com constância todos os dias, não a podemos encharcar e depois deixá-la sem água durante semanas! Isto é válido para oração: não podemos viver apenas de momentos fortes ou de encontros intensos de vez em quando e depois “entrar em hibernação”. A nossa fé secará. Precisamos da água diária da oração. (...)
Por isso Jesus fala (...) - «rezar sempre, e nunca desistir». (...) “Mas como faço? (...) Talvez uma prática espiritual sábia: (...) a das chamadas orações jaculatórias. (...) Orações muito curtas, fáceis de memorizar, que podemos repetir frequentemente durante o dia. (...) Assim que acordamos, podemos dizer: “Senhor, agradeço-te e ofereço-te este dia”; (...) depois, antes de uma atividade, podemos repetir: “Vem, Espírito Santo”; (...) “Jesus, confio em ti, Jesus, amo-te”. (...) Quantas vezes enviamos “pequenas mensagens” a pessoas que amamos! Façamo-lo também com o Senhor (...). E não nos esqueçamos de ler as suas respostas. O Senhor responde, sempre. Onde as encontramos? No Evangelho. (...) E voltemos àquele conselho que tantas vezes dei: tende convosco um pequeno Evangelho, no bolso, na bolsa, e assim, quando tiverdes um minuto, abri-o e leia algo, e o Senhor responderá. (Angelus, 16 de outubro de 2022)
4
min para ler
publicado em
13 de outubro de 2025
A ideia por trás do Livro
Para quem ainda não assistiu, explicamos a ideia por trás do Missário. Caminhe com o Missário!

Tem interesse no Livro?
Missário — Viva melhor a Missa
Entre o corre-corre da semana e o silêncio da igreja, às vezes parece haver um abismo. Com o Missário, em um único preparo de 5–10 minutos antes do domingo, você deixa a Palavra de Deus iluminar a rotina e chega à igreja com o coração disposto, a mente em paz e a Palavra já no ouvido.
Parte 1 — Entenda (60 páginas)
De modo simples e direto, explicamos o que acontece na celebração do início ao fim: as partes da Missa, o sentido das orações e como os domingos se conectam pelo calendário litúrgico. É para participar com o coração — não só “assistir”.
Parte 2 — Prepare o domingo
Para cada domingo e para as missas de preceito (mesmo quando não caem no domingo), você encontra um preparo de 5–10 minutos com:
-
Explicação dos textos do dia
-
Leituras completas: 1ª Leitura, Salmo, 2ª Leitura e Evangelho
-
Reflexões do Papa
-
Espaço para anotações
Lembre-se: o caminho espiritual é pessoal — entre você, Deus e a Igreja. Cada passo é seu. Mas, se quiser, o Missário — com suas 435 páginas — está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!