Domingo - 31 de Maio de 2026 - Santíssima Trindade - Liturgia Diária
No Evangelho, Deus amou tanto o mundo, que deu a ele o seu Filho unigênito.
Na Primeira Leitura, Moisés pede: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco”.
Na Segunda Leitura, Paulo nos diz: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós”.
Neste domingo, somos chamados a reconhecer Deus como comunhão de amor - Pai, Filho e Espírito Santo - que nos convida à sua mesa. Como vivemos essa comunhão trinitária em nossas relações? O sinal da cruz é apenas um gesto ou nos inspira?
Leituras
Primeira Leitura (Ex 34, 4b-6.8-9)
Naqueles dias: Moisés levantou-se, quando ainda fazia noite, e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia mandado, levando consigo as duas tábuas de pedra. O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor. Enquanto o Senhor passava diante dele Moisés gritou: “Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel”. Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”.
Salmo Responsorial
Este é o canto de três jovens salvos da fornalha por um anjo, semelhante a um filho de Deus. É um hino de louvor que reconhece a majestade divina em toda a Criação. O Deus Trino criou o mundo por amor e para vivermos em comunhão com Ele. Que tal cantar com alegria, confiando que Deus está no trono, cuidando da sua vida?
Refrão: A vós louvor, honra e glória eternamente!
Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. R.
Sede bendito, nome santo e glorioso. R.
No templo santo onde refulge a vossa glória. R.
E em vosso trono de poder vitorioso. R.
Sede bendito, que sondais as profundezas. R.
e superior aos querubins vos assentais. R.
Sede bendito no celeste firmamento. R.
Segunda Leitura (2Cor 13, 11-13)
Irmãos: Alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.
Evangelho (Jo 3, 16-18)
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
Acompanhe cada domingo do ano com o Missário 2026. Leituras completas, explicação do dia e espaço para anotar a homilia.
Conheça o Missário 2026© Leituras extraídas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.