Semana 17 - 28/4/2024 - 5° Domingo da Páscoa - Liturgia Diária | Missário
Cupom FRETE no carrinho • Leve 2+ e ganhe 10% OFF
MISSÁRIO COMPRE

Faça as leituras antes da Missa! Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.

Missário 2026 já à venda!

Tamanho da letra

Semana 17 - 28/4/2024 - 5° Domingo da Páscoa - Liturgia Diária

Na semana passada (4° Domingo da Páscoa), vimos que Jesus é o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas. No 5° Domingo da Páscoa Jesus diz “Eu sou a videira e vós os ramos”.

O que vamos aprender nessa semana?

No Evangelho, Jesus se descreve como a “videira verdadeira,” enfatizando a importância de estar unido a Ele para dar frutos. Na primeira leitura, vemos a transformação de Saulo em um discípulo fervoroso, graças à intervenção divina. Na segunda leitura, João nos diz: “não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!”

Neste domingo, refletimos sobre a nossa união com Cristo, que nos faz crescer. Como você manifesta essa união no dia a dia?

Leituras

Primeira Leitura (At 9,26-31) - Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos tinham medo dele, pois não acreditavam que ele fosse discípulo. Então Barnabé tomou Saulo consigo, levou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho, como o Senhor lhe havia falado e como Saulo havia pregado, em nome de Jesus, publicamente, na cidade de Damasco. Daí em diante, Saulo permaneceu com eles em Jerusalém e pregava com firmeza em nome do Senhor. Falava também e discutia com os judeus de língua grega, mas eles procuravam matá-lo. Quando ficaram sabendo disso, os irmãos levaram Saulo para Cesareia, e daí o mandaram para Tarso. A Igreja, porém, vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.

Salmo Responsorial - Sl 21(22),26b-27.28.30.31-32 (R. 26a) - Deus ouve o clamor do Pobre

O Salmo 21(22) é um grito angustiado por ajuda e uma expressão de confiança na salvação de Deus. Ele termina com uma nota de esperança e louvor, que são as partes que veremos hoje.

Refrão (26a): Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!

Sois meu louvor em meio à grande assembleia; cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, † e os que procuram o Senhor o louvarão; “Seus corações tenham a vida para sempre!” R.

Lembrem-se disso os confins de toda a terra, para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele todos os povos e as famílias das nações. Somente a ele adorarão os poderosos, * e os que voltam para o pó o louvarão. R.

Para ele há de viver a minha alma, toda a minha descendência há de servi-lo; às futuras gerações anunciará o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá: * “Eis a obra que o Senhor realizou!” R.

Segunda Leitura (1Jo 3,18-24) - Leitura da Primeira Carta de São João

Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus. E qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.

Evangelho (Jo 15,1-8)

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Palavras do Papa

“A vida cristã é permanecer em mim”. Permanecer. E aqui usa a imagem da videira, como os ramos permanecem na videira (cf. Jo 15, 1-8). E este permanecer não é passivo, um adormecer no Senhor: seria talvez um “sono beatífico”; mas não é assim. Este permanecer é ativo e também recíproco. (…) é verdade, sem a videira os ramos nada podem fazer, pois não recebem a seiva, e precisam da seiva para crescer e dar fruto. Mas também a árvore, a videira, precisa dos ramos, porque os frutos não estão ligados à árvore, à videira. É uma necessidade recíproca, é um permanecer mútuo para dar fruto. (Homilia Santa Marta 13 de maio de 2020)

Missário 2026 — 55% OFF, de R$ 65 por R$ 29

Acompanhe cada domingo do ano com o Missário 2026. Leituras completas, explicação do dia e espaço para anotar a homilia.

Conheça o Missário 2026

© Leituras extraídas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.