Na semana passada (Pentecostes), encerramos o Ciclo da Páscoa e vimos Jesus enviando o Espírito Santo sobre os Apóstolos.
Na Santíssima Trindade (*substitui 9° Domingo do Tempo Comum) vemos o grande amor de Deus, que enviou seu único Filho para nos salvar.
O que vamos aprender nessa semana?
No Evangelho, o amor de Deus por nós é tão grande, que Ele enviou seu único Filho para nos salvar. Na primeira leitura, Moisés no monte Sinai, com as duas tábuas de pedra na mão, pede ao Senhor que acolha o seu povo.
Na segunda leitura, Paulo nos diz: “a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco”.
Nesta semana, não somos convidados a decifrar o mistério de “um Deus e três pessoas”. Mas sim, a contemplar um Deus que é amor, família e comunidade.
Leituras
Primeira Leitura (Ex 34,4b-6.8-9)
Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias: Moisés levantou-se, quando ainda fazia noite, e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia mandado, levando consigo as duas tábuas de pedra. O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor. Enquanto o Senhor passava diante dele Moisés gritou: 'Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel'. Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão e, prostrado por terra, disse: 'Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua'.
Segunda Leitura (2Cor 13,11-13)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos: Alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.
Evangelho (Jo 3,16-18)
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
Palavras do Papa
"Deus Pai ama tanto o mundo que, para o salvar, dá aquilo que tem de mais precioso: o seu Filho único. Deus criou o mundo bom, belo, mas depois do pecado, o mundo está marcado pelo mal e pela corrupção. Deus poderia intervir para julgar o mundo, para destruir o mal e castigar os pecadores. Em vez disso, Ele ama o mundo, apesar dos seus pecados. A Trindade é, portanto, Amor, inteiramente a serviço do mundo, que quer salvar e recriar. E hoje, pensando em Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, pensemos no amor de Deus! E seria belo que nós nos sentíssemos amados. 'Deus me ama': este é o sentimento de hoje". (Angelus 07 de junho de 2020)
O que o Padre ensinou na Missa?
Faça as suas anotações. O que o Padre ensinou que mais te tocou? Qual ensinamento você gostaria de colocar mais em prática? O que você já faz bem que gostaria de continuar a fazer?
[1] Curiosidade da Semana: Como a 2ª parte do Tempo Comum se inicia na segunda-feira, “pulamos” um domingo. Sendo assim o tempo comum passa do 7º para o 9º domingo.