top of page

Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.

O Missário 2024 está em promoção com 20% de desconto! E comprando 2 ou mais, você ainda ganha mais 10%. Compre clicando aqui.

Semana 15 - 14/4/2024 - 3° Domingo da Páscoa - Liturgia Diária

Na semana passada (2° Domingo da Páscoa), Jesus aparece aos discípulos e Tomé diz que tem que ver para crer.

No 3° Domingo da Páscoa Jesus aparece a dois discípulos que estavam alegres demais para acreditar na ressurreição.


2 discipulos alegres demais ao encontrar Jesus ressuscitado Semana 15 - 14/4/2024 - 3° Domingo da Páscoa

O que vamos aprender nessa semana?

No Evangelho, Jesus aparece a dois discípulos, que ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Na Primeira Leitura, Pedro chama o povo ao arrependimento por ter rejeitado Jesus, afirmando que Deus o ressuscitou.

Na Segunda Leitura João nos lembra que se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo.

 

Neste domingo, você crê que Jesus está convosco? Vivo, ressuscitado, ao seu lado, e que não te abandona?

Leituras

Primeira Leitura (At 3,13-15.17-19)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

 

Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: "O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados".


Salmo Responsorial – Sl 4,2.4.7.9 (R. 7a) – Dormindo em Paz

 

O Salmo 4 é uma oração de confiança e súplica a Deus, destacando a paz que vem de confiar em Deus.

 

Refrão (7a): Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

 

Quando eu chamo, respondei-me ó meu Deus, minha justiça! † Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, * atendei-me por piedade e escutai minha oração! R.

Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, * e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! R.

Muitos há que se perguntam: "Quem nos dá felicidade?" * Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! R.

Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, * pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida! R.


Segunda Leitura (1Jo 2,1-5a)

Leitura da Primeira Carta de São João

Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. Quem diz: "Eu conheço a Deus", mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.


Evangelho (Lc 24,35-48)


Naquele tempo, os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: "A paz esteja convosco!" Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: "Por que estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho". E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: "Tendes aqui alguma coisa para comer?" Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes: "São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: "Assim está escrito: 'O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém'. Vós sereis testemunhas de tudo isso".

Palavras do Papa

Esta é uma doença dos cristãos. Temos medo da alegria. É melhor pensar: "Sim, sim, Deus existe, mas Ele está lá; Jesus ressuscitou, está lá". Um pouco de distância. Temos medo da proximidade de Jesus, porque isso nos dá alegria. E nós, muitas vezes, ou ficamos chocados, quando esta alegria vem até nós, ou cheios de medo, ou pensamos que vemos um fantasma ou pensamos que Jesus é um modo de agir: "Mas somos cristãos e temos que fazer assim". Mas onde está Jesus? "Não, Jesus está no céu". Tu falas com Jesus? Tu dizes a Jesus: 'Eu creio que estejas vivo, que estás ressuscitado, que estás perto de mim, que não me abandones'? A vida cristã deve ser esta: um diálogo com Jesus, porque - isto é verdade - Jesus está sempre conosco, ele está sempre com nossos problemas, com nossas dificuldades, com nossas boas obras. (Homilia Santa Marta, 24 de abril de 2014)



804 visualizações

Tem interesse no Livro?

Receba as liturgias de domingo por e-mail

Obrigado(a) por se inscrever.

Descubra a Beleza da Missa com o Missário - A jornada rumo à santidade inclui um amor profundo pela Santa Missa, algo comum entre todos os Santos da Igreja. Este livro não é apenas um guia, mas um convite para cultivar um relacionamento mais profundo e significativo com a liturgia, pois conhecer é o primeiro passo para amar verdadeiramente.

Deseja amar a Missa como os santos? Isso é possível. O amor cresce com o tempo e o conhecimento, e o Missário pode ser seu companheiro nessa jornada. Em 35 páginas, ele ajuda o leitor a ter uma compreensão de como as missas dominicais estão interligadas no calendário litúrgico e ensina os significados de cada parte da Missa.

Mas o amor pela Missa vai além da leitura. É uma experiência viva, cultivada dia após dia. Por isso, o Missário oferece um acompanhamento semanal, com leituras curtas de 5-10 minutos, preparando você para cada missa de domingo.

Cada domingo é uma nova oportunidade de crescimento espiritual, e para cada um temos a estrutura:

  1. “O que vamos aprender nessa semana?” - Uma introdução aos temas e leituras da missa de domingo.

  2. Leituras Dominicais - Textos completos da Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura e Evangelho para reflexão antecipada.

  3. Palavras do Papa - Comentários inspiradores do Papa sobre as leituras do domingo.

  4. “O que o Padre ensinou na Missa?” - Espaço dedicado para suas anotações e reflexões pessoais.


Lembre-se, o caminho espiritual é pessoal, entre você, Deus e a Igreja. Você deverá dar cada passo. Mas, se quiser, o Missário está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!

Missário do ano

Missário 2024

bottom of page