top of page

Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.

O Missário 2024 está em promoção com 20% de desconto! E comprando 2 ou mais, você ainda ganha mais 10%. Compre clicando aqui.

Nossa Senhora Aparecida - 12/10/2023 - Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é reconhecida como a padroeira do Brasil, com sua imagem encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul em 1717. A devoção à santa cresceu ao longo dos anos, culminando na construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, um grande centro de peregrinação. O dia 12 de outubro, dedicado à Nossa Senhora Aparecida, é feriado nacional e uma celebração de fé e devoção brasileira.


O que vamos aprender nessa semana?


No Evangelho, por intervenção de Maria, Jesus realiza seu primeiro milagre, transformando água em vinho durante um casamento. Na primeira leitura, a rainha Ester arrisca sua vida para salvar seu povo.

Na segunda leitura, do Livro do Apocalipse, uma mulher vestida do sol dá à luz um filho destinado a governar todas as nações, simbolizando Maria e Cristo.


Neste domingo, celebramos Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.


Leituras

Primeira Leitura (5,1b-2; 7,2b-3)

Leitura do Livro de Ester


Ester revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro. Então, o rei lhe disse: "O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida". Ester respondeu-lhe: "Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida - eis o meu pedido! - e a vida do meu povo - eis o meu desejo!"


Segunda Leitura (12,1.5.13a.15-16a)

Leitura do Livro do Apocalipse


Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. A terra, porém, veio em socorro da mulher.


Evangelho (Jo 2,1-11)


Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente.Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou." Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.


Comentários de Dom Mário Spaki


Solenidade de Nossa Senhora Aparecida. Maria, com sua sensibilidade feminina, cancela o vexame que os noivos iriam passar em Caná da Galileia, ao faltar vinho em seu casamento. Ela se antecipa. Intercede a Jesus e resolve o problema de tal forma que a festa continua. Os noivos só depois ficaram sabendo do que aconteceu e de como ela foi decisiva.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Jesus e Maria continuam sendo também hoje, como foram naquele tempo, uma dupla divino-humana que socorre a humanidade. Hoje também eles se fazem presentes e a pedido da mãe milagres acontecem. Do Brasil inteiro sobe um grande louvor por tão querida mãe! Nossa Senhora Aparecida – Rogai por nós!

(Dom Mário Spaki - 12 de outubro de 2022)

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-10/evangelho-12-outubro-2022-dom-mario-spaki.html


53 visualizações