top of page

Missário 2025 à venda com desconto com o cupom: frete

Faça as leituras antes da Missa! Quer aprender a meditar as escrituras? Veja um exemplo sobre a Lectio Divina clicando aqui.

 

Missário 2025 já à venda!

9ª Semana - 2 de Março de 2025 - 8º Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária

Na semana passada (7º Domingo), Jesus disse: “Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra”.

No 8º Domingo, Jesus diz: “Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?”

9ª Semana - 2 de Março de 2025 - 8º Domingo do Tempo Comum - Liturgia Diária

O que vamos aprender nessa semana?


No Evangelho, Jesus diz “Não existe árvore boa que dê frutos ruins”. Na Primeira Leitura, vemos como as falas revelam o caráter de uma pessoa, assim como a qualidade de uma árvore é conhecida por seus frutos.

Na Segunda Leitura, Paulo nos diz para sermos firmes na boa obra do senhor, certos de que teremos a vitória na vida celeste.


Neste domingo, somos convidados a refletir sobre a integridade de nossas vidas. Quais frutos estamos produzindo, tanto em palavras quanto em ações?


Leituras

Primeira Leitura (Eclo 27,5-8) (gr. 4-7) - Leitura do Livro do Eclesiástico

Quando a gente sacode a peneira, ficam nela só os refugos; assim os defeitos de um homem aparecem no seu falar. Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa. O fruto revela como foi cultivada a árvore; assim, a palavra mostra o coração do homem. Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar: pois é no falar que o homem se revela.


Salmo Responsorial Sl 91(92), 2-3.13-14.15-16 (R. cf. 2a) - É Bom Louvar o Senhor


O Salmo 91(92) louva a Deus pela Sua fidelidade e bondade, ilustrando que uma vida justa floresce e produz frutos, mesmo na velhice.


Refrão (cf. 2a) - Como é bom agradecermos ao Senhor.


Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira. R.

O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão. R.

Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal!” R.


Segunda Leitura (1Cor 15,54-58) - Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios


Irmãos: Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: “A morte foi tragada pela vitória. Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?” O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, empenhando-vos cada vez mais na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor.


Evangelho (Lc 6,39-45)


Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio”.


Palavras do Papa

No Evangelho da Liturgia de hoje, Jesus convida-nos a refletir sobre o nosso olhar e o nosso falar. (...) O risco que corremos, diz o Senhor, é concentrar-nos a olhar o cisco no olho do irmão, sem nos darmos conta da trave no nosso. (...) Estar muito atentos aos defeitos dos outros, ignorando tranquilamente os nossos. (...) Cada mudança fecunda, deve começar por nós próprios. (...) Estimados irmãos e irmãs, o Senhor convida-nos a limpar o nosso olhar. (...) Em primeiro lugar, pede-nos que olhemos para dentro de nós mesmos. (...) E depois de ter olhado para dentro de nós, Jesus convida-nos a olhar para os outros como Ele faz. (...) Ele que não vê primeiro o mal, mas o bem. (...) Deus distingue sempre a pessoa dos seus erros. (...) E convida-nos a fazer o mesmo: a não procurar o mal nos outros, mas o bem.


Depois do olhar, hoje Jesus convida-nos a refletir sobre o nosso falar. (...) A boca «fala daquilo de que o coração está cheio» (v. 45). (...) As palavras que usamos falam da pessoa que somos. (...) As palavras têm um peso. (...) Mas infelizmente, com a língua podemos também alimentar preconceitos, levantar barreiras, agredir e até destruir. (...) Hoje, especialmente no mundo digital, as palavras voam; mas a maioria delas veiculam raiva e agressividade, alimentam notícias falsas e aproveitam-se dos receios coletivos para propagar ideias distorcidas. (...) Então, perguntemo-nos que tipo de palavras usamos? (...) Falamos com mansidão ou poluímos o mundo propagando veneno? (Angelus 27 de fevereiro de 2022)

 

Tem interesse no Livro?

Receba as liturgias de domingo por e-mail

Obrigado(a) por se inscrever.

Missário 2025

Descubra a Beleza da Missa com o Missário - A jornada rumo à santidade inclui um amor profundo pela Santa Missa, algo comum entre todos os Santos da Igreja. Este livro de 420 páginas não é apenas um guia, mas um convite para cultivar um relacionamento mais profundo e significativo com a liturgia, pois conhecer é o primeiro passo para amar verdadeiramente.

Deseja amar a Missa como os santos? Isso é possível. O amor cresce com o tempo e o conhecimento, e o Missário pode ser seu companheiro nessa jornada. Em 60 páginas, ele ajuda o leitor a ter uma compreensão de como as missas dominicais estão interligadas no calendário litúrgico e ensina os significados de cada parte da Missa.

Mas o amor pela Missa vai além da leitura. É uma experiência viva, cultivada dia após dia. Por isso, o Missário oferece um acompanhamento semanal, com leituras curtas de 5-10 minutos,  preparando você para cada missa de domingo e dias de preceito.

Cada domingo é uma nova oportunidade de crescimento espiritual, e para cada um temos a estrutura:

  1. “O que vamos aprender nessa semana?” - Uma introdução aos temas e leituras da missa de domingo.

  2. Leituras - Textos completos da Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura e Evangelho para reflexão antecipada.

  3. Palavras do Papa - Comentários inspiradores do Papa sobre as leituras do dia.

  4. “O que o Padre ensinou na Missa?” - Espaço dedicado para suas anotações e reflexões pessoais.


Lembre-se, o caminho espiritual é pessoal, entre você, Deus e a Igreja. Você deverá dar cada passo. Mas, se quiser, o Missário está aqui para ser seu guia e companheiro nessa jornada rumo a uma compreensão mais profunda da fé e do amor pela Missa. Junte-se a nós nessa caminhada inspiradora!

Missário do ano

bottom of page